Acredito que os grandes males que nós, humanos intensos, sofremos, devem-se ao fato de esperarmos sempre demais de alguém ou de nós mesmos. Esperamos sempre muito além do que iremos receber. Acreditamos muito em quem da própria fé duvida. Todas as nossas doenças e decepções tem a mesma causa : algo ou alguém não correspondeu às nossas expectativas. Por exemplo, esperamos do nosso coração, que ele bata até que a gente mande ele parar, mas as vezes, contrariando os planos que fizemos pra nós, ele subitamente para de bater. Mas até que ele pare por completo, vamos vendo nosso pobre coração sendo espancado pela vida afora.
O problema é que as pessoas não sabem dar arrancadas em suas emoções e por isso andam em uma velocidade constante. Isso incomoda às pessoas intensas , que aceleram de 0 a 10 em tudo o que fazem e freiam de 10 a 0 brutalmente.Pessoas intensas não sabem manter a velocidade, acham que a vida não tem graça em um ritmo constante porque você nunca consegue definir se está indo rápido ou, na verdade devagar. As pessoas intensas são consideradas interessantes , arrancam paixões simplesmente porque causam impacto acelerando ou desacelerando bruscamente. Fazem as coisas por instinto e, se o que fazem tem alguma coerência, é graças a razão, que as vezes também oscila entre ela ter razão ou você ter razão.
Pessoas intensas não se conformam com panos quentes, com frases consoladoras, tiradas de livro de auto-ajuda, do tipo: você consegue, você resolve. Isso elas já sabem, mas esperam que alguém faça a diferença e lhes diga como conseguir. Dar um copo de água com açúcar já é um bom começo, pode não servir pra nenhuma cura física, mas o que vale á a intenção e a atenção. Demonstra que você está ganhando tempo pra pensar em algo e a está cercando de carinho enquanto ela própria está obrigada a dar-se um tempo enquanto espera você voltar com o copo. Nesse lapso, geralmente elas já resolveram sozinhas o problema, mas vão se sentir eternamente gratas a você, porque sabem que foi sua atenção foi essencial para o resultado.
Pessoas intensas são apaixonadas demais, querem sorver toda a alma de quem amam e dar-lhes a sua por inteiro. Gostam de viver demais, rir demais, chorar demais. Isso não as torna desequilibradas, somente INTENSAS. Esperam amor demais e quando o dão, dão demais, dão tudo o que tem até a última gota. Mas se não o tem de volta na mesma intensidade de sentimentos, passam de 10 a 0 em segundos.
A pior coisa que você pode fazer para uma pessoa intensa é causar-lhe desânimo, deixa-la com preguiça de você. O que é constante causa preguiça nas pessoas intensas. Deixa-las um dia sem despertar algo de bom é um risco muito grande, porque o vício da intensidade grita e obriga à sua satisfação.
O vicio da pessoa intensa é sentir, sentir vento no rosto quando dirige, ouvir musica muito alta, gozar sempre, gritar em lugares cheios ou vazios, cantar, dançar, pular, gargalhar, dormir profundamente, ter overdose de chocolate, se lambuzar de tudo, ir até o fim pra começar do zero de novo. Todos os dias tem de ir de 0 a 10, e só assim você conseguirá manter uma pessoa intensa satisfeita. Elas não sabem parar no 5 e amanhã recomeçar do 5. Não, elas começarão do 0 e com o passar do tempo, se você não a leva a 10, pode ser que a elasticidade se perca e que vocês não passem mais de 5; e uma pessoa intensa não sabe ficar indo de 0 a 5. Ela arranja dois elásticos. Não necessariamente um amante, mas alguma atividade da qual se torne amante, cujo perigo é igual, o de não lhe sobrar mais o ânimo de chegar a 10 com você.