terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Manual: Aprenda como fazer uma pessoa intensa feliz.

Acredito que os grandes males que nós, humanos intensos, sofremos, devem-se ao fato de esperarmos sempre demais de alguém ou de nós mesmos. Esperamos sempre muito além do que iremos receber. Acreditamos muito em quem da própria fé duvida. Todas as nossas doenças e decepções tem a mesma causa : algo ou alguém não correspondeu às nossas expectativas. Por exemplo, esperamos do nosso coração, que ele bata até que a gente mande ele parar, mas as vezes, contrariando os planos que fizemos pra nós, ele subitamente para de bater. Mas até que ele pare por completo, vamos vendo nosso pobre coração sendo espancado pela vida afora.

O problema é que as pessoas não sabem dar arrancadas em suas emoções e por isso andam em uma velocidade constante. Isso incomoda às pessoas intensas , que aceleram de 0 a 10 em tudo o que fazem e freiam de 10 a 0 brutalmente.Pessoas intensas não sabem manter a velocidade, acham que a vida não tem graça em um ritmo constante porque você nunca consegue definir se está indo rápido ou, na verdade devagar. As pessoas intensas são consideradas interessantes , arrancam paixões simplesmente porque causam impacto acelerando ou desacelerando bruscamente. Fazem as coisas por instinto e, se o que fazem tem alguma coerência, é graças a razão, que as vezes também oscila entre ela ter razão ou você ter razão.

Pessoas intensas não se conformam com panos quentes, com frases consoladoras, tiradas de livro de auto-ajuda, do tipo: você consegue, você resolve. Isso elas já sabem, mas esperam que alguém faça a diferença e lhes diga como conseguir. Dar um copo de água com açúcar já é um bom começo, pode não servir pra nenhuma cura física, mas o que vale á a intenção e a atenção. Demonstra que você está ganhando tempo pra pensar em algo e a está cercando de carinho enquanto ela própria está obrigada a dar-se um tempo enquanto espera você voltar com o copo. Nesse lapso, geralmente elas já resolveram sozinhas o problema, mas vão se sentir eternamente gratas a você, porque sabem que foi sua atenção foi essencial para o resultado.

Pessoas intensas são apaixonadas demais, querem sorver toda a alma de quem amam e dar-lhes a sua por inteiro. Gostam de viver demais, rir demais, chorar demais. Isso não as torna desequilibradas, somente INTENSAS. Esperam amor demais e quando o dão, dão demais, dão tudo o que tem até a última gota. Mas se não o tem de volta na mesma intensidade de sentimentos, passam de 10 a 0 em segundos.

A pior coisa que você pode fazer para uma pessoa intensa é causar-lhe desânimo, deixa-la com preguiça de você. O que é constante causa preguiça nas pessoas intensas. Deixa-las um dia sem despertar algo de bom é um risco muito grande, porque o vício da intensidade grita e obriga à sua satisfação.

O vicio da pessoa intensa é sentir, sentir vento no rosto quando dirige, ouvir musica muito alta, gozar sempre, gritar em lugares cheios ou vazios, cantar, dançar, pular, gargalhar, dormir profundamente, ter overdose de chocolate, se lambuzar de tudo, ir até o fim pra começar do zero de novo. Todos os dias tem de ir de 0 a 10, e só assim você conseguirá manter uma pessoa intensa satisfeita. Elas não sabem parar no 5 e amanhã recomeçar do 5. Não, elas começarão do 0 e com o passar do tempo, se você não a leva a 10, pode ser que a elasticidade se perca e que vocês não passem mais de 5; e uma pessoa intensa não sabe ficar indo de 0 a 5. Ela arranja dois elásticos. Não necessariamente um amante, mas alguma atividade da qual se torne amante, cujo perigo é igual, o de não lhe sobrar mais o ânimo de chegar a 10 com você.

37 comentários:

  1. É... acabei de ler o texto e me caiu como uma luva... Lili, sempre na hora certa, com as palavras certas!!
    Amo

    ResponderExcluir
  2. eu tb me vi no texto! parabéns...

    bjs
    luiza
    www.oguiadeparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Posso dizer que não sou uma pessoa intensa e tb não sei lidar com uma. Mas viv o emoções intensas, isso sim.

    ResponderExcluir
  4. Você falou tudo! Eu sou uma pessoa bem na minha sabe, mas quando mexem comigo eu fico muito puto. Sei lá, quando pisam no meu calo ou quando não acontece algo como eu esperava, eu fico extremamente raivoso. Sou intenso sim e também impulso! Pronto, falei!

    http://cerebro-musical.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu sou exatamente assim [2]

    Acho que a vida nos foi dada para ser vivida intensamente. E eu gosto de viver a vida com exageros, e de transpor os dois extremos - de 0 a 10 ou de 10 a 0 - diariamente. E amar demais, sorrir demais, chorar demais, ser feliz demais, e até sofrer demais, isto é, não desperdiçar uma só gota do sofrimento que precisa ser sofrido (esvair-se). Afinal, a gente não é nenhuma loja de sentimentos para fazer estoque deles. Os sentimentos - como o próprio nome nos sugere - estão aí para serem sentidos ou, dependendo do caso, serem descartados, definitivamente.

    Y VIVA LA VIDA! =)

    Excelente texto!

    Um beijo,
    Jefferson.

    ResponderExcluir
  6. Eu creio que não seja intenso, apesar de ter algumas características citadas acima, sou meio morno e sem graça rsrs. E vc?

    ResponderExcluir
  7. Primeiro, parabéns pelos ótimos textos.
    As palavras se encaixaram muito bem neste. Adorei.
    Eu ainda não cheguei no 10. Estou no 5.
    Me segue tb.

    bjos

    ResponderExcluir
  8. sem palavras... eu sou uma pessoa INTENSA, fico feliz de saber que nao sou louca :-)

    ResponderExcluir
  9. Nossa... achei q eu fosse doente... as pessoas sempre me dizem que preciso ser plena... e está difícil, viu!
    Enfim, apesar de toda essa coisa bonita de ser intensa, tem o lado ruim. Nos últimos 5 anos, já assustei pessoas que se aproximaram de mim, por causa da minha intensidade...
    Não sei como mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é isso, assusta..... mas é preciso aprender a lidar e as vezes conter o ímpeto. Escrevo pra não morrer um pouco por dia. Observar me fez bem... olhar clínico,,, rsrsrsrs, aprendi a calar por mais difícil que seja... respirar, transformar a emoção em poesia e deixar passar o que era temporário.
      Bjussss

      Excluir
  10. muito obrigada por ter achado este blog!
    ontem uma amiga me detonou! que ser intensa é só ruím, carente, me colocou lá em baixo...
    vejo intensa e carente como caractíscas diferentes e eu gosto de ser intensa, quem sabe junto com vocês aprendo um jeito melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gritar e cobrar não é ser carente, é ser corajosa e pedir o que quer.

      Danem-se os outros.

      Bjus

      Excluir
  11. ""Nossa eu estava totalmente sem respostas pra o meu interior,pois,certo principe(namoro virtual) me disse...vc é tao intensa que chego a me arrepiar e no mesmo dia rompeu....nao sosseguei enquanto eu mesma nao me desse a resposta,INTENSA EU?
    Essa mensagem me tocou profundamente,pois entendo que nós os intensos as vezes assustamos as pessoas que nao sao intensas,pois,intensos nunca param e nunca desistem,se ja sofreu por AMOR,chora,fica triste,lamenta mais nunca vai deixar de buscar o verdadeiro AMOR com a maior intensidade...sendo assim fico feliz de saber que eu nao sou doente(rsrs) e sim uma pessao vencedora e conquistadora...que nunca vai deixar de lutar pelos seus sonhos e jamais deixar alguem desanimado e desiludido MATAR os meus sonhos...
    PARABENS....VC ME DEU A RESPOSTA MAIS VERDADEIRA E ME DEU PAZ DE ESPIRITO,PENSEI QUE EU FOSSE LOUCA POR AMAR DEMAIS."""

    ResponderExcluir
  12. Nossaa...me vi em cada estrofe desse manual....rsrsrs!!!
    È exatamente assim que sou....muito intensa em tdo
    que faço.Acredito que por conta dissi ja perdi alguns relacionamentos mas enfim....é assim que sou!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  13. Viver intensamente é a essência da vida!!!
    Intenso, profundo, denomine como quizer... Me arrependo do que deixei de fazer ao invés das coisas que fiz! Vivo bruscamente de 0 á 10 e, de 10 á 0. A vida é muito para ser desperdiçada.
    Deixar o tempo passar e não aproveitar os bons momentos da vida e não reconhecer os verdadeiros valores é um ponto negativo. Portanto, goze, sorria, viva!Uma pessoa intensa? Assim sou eu! ;D Hahaha..

    ResponderExcluir
  14. Finalmente achei um lugar onde parecia que estava me lendo.. se é que isso é possível...eu não cobro que os outros sejam intensoss como eu .. só o que eu quero é que eles não se assustem não fujam... não se escondam.. uma pessoa intensa não é capaz de fazer mal a ningém só a ela mesma. Será que um dia nessa minha vida.. vou encontrar alguém que consiga conviver comigo... Intensa essa sou eu.. e não vou deixar nunca de ser assim.. perderia minha alegria de viver.

    ResponderExcluir
  15. Nossaaa.. perfeito o texto. Me vi em cada palavra...

    ResponderExcluir
  16. Realmente, não entendo esse tipo de pessoas....

    ResponderExcluir
  17. Alguém escreveu que não entende esse tipo de pessoa.Publiquei o comentário, mas ainda não apareceu. Minha respsta é: Entender é coisa para os fracos. Viva e transe bastante com as pessoas intensas que basta pra faze-las felizes. Se deixe levar. Tive um namorado que ficou tentando entender até que eu achei um homem de verdade, que não precisa entender para ter tesão. Nunca tive um vida tão intensa.

    ResponderExcluir
  18. Adorei o texto e seu autorretrato! Parece que sou eu... Meio ao inverso.. Tbém sou advogada por necessidade. Mais ainda não tomei coragem de ser artista por profissão. Rsss! Estou passando por uma fase de mudanças, mas me cobro muito... Ando mais por aí tentando entender a vida, esqueço de vivê-la... Bjo, Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém merece a perfeição, pelo menos não aqui na terra, rs. Tente concentrar no presente, o tempo todo, até virar um vício. Até parar de pensar em tudo, em sentir culpa. Tente até não pensar e apenas viver o momento. O passado já era e o futuro não nos pertence. Passamos a maior parte do nosso tempo pensando e esquecemos de viver e viver é tão simples. Estou escutando a chuva, respondendo os posts, e olhando as paredes, sem pensar em mais nada...rsrsrs. Viver á isso!

      Excluir
  19. Nunca me senti tão bem descrita...sou extremamente assim, sem tirar nem por. Tudo na minha vida é intenso...adorei o texto...Obrigado por tê-lo escrito!!!

    ResponderExcluir
  20. Nossa ao nunca nada me descreveu tanto quanto esse texto, sou extremamente assim, Intensa. Tudo em minha vida: cotidiano, paixões, emoções, frustrações...
    Obrigado por responder minhas perguntas internas, sinto que agora vou conseguir me entender e fazer que me entendam também. Amei!!!!

    ResponderExcluir
  21. Meu Deus! Recentemente percebi que sou uma pessoa intensa. É o melhor e mais completo termo para me definir.
    Além de mim, apenas uma pessoa,hoje, em conversa virtual me disse: '"Vc é doido".Eu disse, por que falas isso?, ela respondeu: "Pq vc é tão intenso".
    Eu estou cheio de sentimentos agora ,com esse, que parece um pequeno acontecimento, mas me despertou um vulcão de emoções.
    Parabéns pelo texto, esclarecedor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava tentando me conter, mas depois e ver tanta gente igual, vejo que ser intensa é um diferencial!

      Excluir
    2. O importante é saber que esse vulcão é só nosso e é um privilégio sentir tanto assim. A maioria não vai entender e é isso que nos torna diferentes, como vc mesmo disse!

      Excluir
  22. Tive que comentar... Esse é um ótimo texto, está de parabéns! :)

    ResponderExcluir
  23. Nossa,que bom saber que existem outras pessoas como eu....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem muitas...... procure nos olhares, nas multidões... tem sempre olhos que gritam..

      Excluir
  24. Lilian esse seu "MANUAL" me sintetiza...bom saber que não sou maluket´s...rs. Divulgo esse texto pra me entendam melhor e o faço ha 2 anos. Espero que não se importe. Mas saiba que respeito as leis de direitos autorais,ok?!
    Parabéns pelo blog...ESPETÁCULO!!!

    ResponderExcluir

Hora verdade:- Conte pra mim o que você sentiu...