sábado, 10 de outubro de 2009

Considerações sobre o conselho batido: - Seja você mesmo....

           É muito engraçado observar as reações humanas. Freqüentemente escuto as pessoas dizendo que querem evoluir. Eu creio que o primeiro passo para a evolução é o auto-conhecimento. Vocês perguntam:
          - Ohhhhhhh, e como faço para me conhecer? As vezes estranho até a minha imagem no espelho?
          Pois bem, a grande dificuldade está em separar as coisas. Primeiro você deve descobrir o que pensa sobre você, quem você é ou acha que é. O segundo passo é você descobrir quem é para os outros. Sim, as opiniões de outras pessoas são essências para seu auto-conhecimento. Vou dar um exemplo básico: Tive um amigo que cantava em bares. O movimento do bar diminuía nos dias em que ele cantava. Um belo dia ele me disse:
         - Li, sabe , eu não sou um cara de sorte não. Parece que eu só canto em bares que vão falir..
Eu respondi com minha afiada e grotesca sinceridade:
         - O problema é que você canta mal e sua voz é muito irritante. Você grita e não deixa ninguém ouvir nada alem de você. ......
          Ele me olhou de um jeito meio enfurecido e disse que não seriam as opiniões contrárias que iriam derrubá-lo.
          Eu pensei e disse – Ok...
         Ou seja, podemos extrair daí, o quanto essa pessoa vai demorar para evoluir. Ele não aceita as verdades. Como a maioria das pessoas, ele confunde o significado da frase: “Seja você mesmo”. Ser você mesmo é manter tua essência boa ou ruim pro resto da sua vida. Ser você mesmo é continuar amando ao próximo, mesmo sabendo que ele desce a língua em você, é continuar dando esmola mesmo tendo sido assaltado no farol, é continuar sorrindo aos clientes que te devem, é continuar altruísta mesmo sabendo que alguns não merecem amor e respeito, mas você respeita não por quem a pessoa é (tem gente que não merece) . Você respeita por quem VOCE É. Mesmo que todos apedrejem alguém em praça publica, você não vai seguir a massa, porque você é você. Não é porque sua torcida resolve espancar a outra torcida no estádio, que você vai ser massa, vai deixar de ser você e entrar pro pau.
          É mais ou menos assim. Mas as pessoas confundem e acham que as criticas são ruins. Pera lá, cadê a coragem de enfrentar a realidade? Não podemos esquecer que pra ter sucesso , dependemos dos outros e temos que moldar nossas posturas pra conviver dentro da sociedade.
          Resumindo, se Carla Perez continuasse aquele bujão com aquela cara feia, que era ela mesma, rsrsrs, após passada a novidade da coreografia do axé, ela seria esquecida, porque quando algo deixa de ser novidade, só uns poucos permanecem no sucesso.
           Se Lula continuasse “ele mesmo” e não aprendesse a falar ( ...e vamos combinar que ainda não aprendeu la muito bem, masss, já melhorou), teria mais uma, de suas váaaaarias eleições, frustada.
          Na realidade eles continuaram, cada um com suas essências, mas se adaptaram ao meio e tomaram posições de sucesso. Eles se tornaram quem eles queriam ser, ou seja, são eles mesmos, porem melhorados e adaptados a posição que queriam ocupar.
          Agora digo a vocês meus queridos amigos blogueiros: Será que as críticas são tão ruins? Elas são a chave do sucesso, elas te mostram o que as pessoas querem pra te amar e adorar, elas deixam muito claro o que precisa fazer para achar o caminho. A vida é simples e o sucesso é simples de alcançar, basta aprender apenas essas duas lições:

1- Você só faz sucesso quando agrada alguém.
2- Seja você mesmo apenas na essência, mas não não deixe seu chefe saber que você o acha um idiota porque ele vai deixar uma demissão prontinha pra alguém. Está com medo de saber quem é? Pois tenha, porque talvez : SEJA VOCÊ MESMO.


8 comentários:

  1. Cheguei agora no blog e já encontro esse maravilhoso texto sobre a vida. Li alguns outros logo depois pra te conhecer melhor, como está escrito bem aqui em cima, e gostei muito de tudo.

    As reações da pessoas são coisas,situações, que me interessam também. Sou um observador assim como você mostrou ser. Gostei muito da ligação do "se conhecer" com o "evoluir".
    Assim como um namoro evolui quando você conhece a outra pessoa, uma amizade, um trabalho... Concordo que só podemos evoluir nos conhecendo.

    Parabéns pelo blog.
    Aguardarei crítica no meu blog para que eu possa também evoluir.
    http://ventonavaranda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oieeeeeeeeeeee

    Você Ganhou um selo!!!!!! Olha lá no meu blog!!!!

    http://publicidadesportiva.blogspot.com/2009/10/o-nosso-primeiro-selo.html

    Beijossssssss

    ResponderExcluir
  3. Oieeeeeeeeeeee

    Você Ganhou um selo!!!!!! Olha lá no meu blog!!!!

    http://publicidadesportiva.blogspot.com/2009/10/o-nosso-primeiro-selo.html

    Beijossssssss

    ResponderExcluir
  4. Amei, Lílian! Cada vez melhor teus textos! E essa é uma opinião extremamente sincera, nos mesmos moldes daquela que você disse ao seu amigo "cantor".
    A frase grifada "Você não respeita por quem a pessoa é... você respeita por quem você é" pra mim disse tudo. Me fez pensar horrores... A chave de todos os tesouros está em nós mesmos. Respeito é algo pessoal, uma atitude. Lembrei do imperativo categórico kantiano, que diz que "Age segundo uma máxima que possas querer que tua lei se torne algo universal", ou seja, devemos agir da forma como gostaríamos que toda a humanidade agisse. Daí vemos se nossa ação é correta ou não. Então... se queremos respeito, não devemos buscar nas atitudes dos outros, mas nas nossas. Se a nossa ação for algo que gostaríamos que toda a humanidade imitasse, certamente seria algo legal. E se todos agissem seguindo o imperativo categórico de Kant e a "máxima da Lílian", certamente teríamos uma sociedade 100% melhor.
    Abração!

    P.S.: Adorei teu comentário no meu blog! Saiba que, mesmo sem nos conhecermos, a recíproca é verdadeira! Também estás na lista das grandes mulheres, junto com a Lou Salomé, a Beauvoir e a Arendt. :)

    ResponderExcluir
  5. O mais incrível de tudo é que se isso se encaixou como uma luva na minha vida! Eu realmente me vi no texto, precisei ler cada palavra que foi escrita...

    O segredo de qualquer sucesso, seja pessoal ou profissional, está em saber falar e principalmente saber ouvir. Mesmo que sejam críticas estúpidas, saiba filtrar o melhor de cada uma delas.

    Muito obrigado pelo texto.
    Beijos e aguardo sua visita!

    - Leandro Merlllin
    Olhar de Sal de Jack
    http://olhardesaldejack.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Exato! Devemos sim sermos nós mesmos! Mas precisamos nos adaptar ao meio e as outras pessoas, isso não é deixar de ser quem somos. Porém, há regras sociais que devemos seguir. Tudo é muito simples, realmente. Talvez por isso, seja tão complicado ;D

    ResponderExcluir
  7. Ai, ai, ai.
    Pois já tem é tempo que eu
    sei que tenho medo de saber
    quem eu sou...

    ResponderExcluir
  8. Se eu fosse sempre quem sou, nem eu mesmo sobreviveria!

    Muito bom!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Hora verdade:- Conte pra mim o que você sentiu...